06 Jun 2022 Não conhece Chaves? Damos-lhe várias razões para visitar a cidade

Chaves é sinónimo de riqueza histórica, patrimonial e gastronómica. Se nunca visitou a cidade, deixamos-lhe vários motivos para começar aqui a sua aventura pelo Alto Tâmega e dizemos-lhe os locais que não pode mesmo deixar de visitar.

 

Com uma notória marca deixada pela civilização romana, em Chaves brota Água a 76º com reconhecidas propriedades curativas. Nas Termas de Chaves, bem no coração da cidade, poderá desfrutar de uma vasta oferta de tratamentos e momentos de bem-estar e relaxamento ou simplesmente degustar a Água Termal na Buvete ou na Fonte do Povo. Continue esta viagem pelo Termalismo e a época romana e perca-se no Museu das Termas Romanas, situado no Largo do Arrabalde.

 

A escassos metros, caminhe até às margens do Rio Tâmega e encontre a Ponte Romana de Trajano, um local com séculos de história, no qual a vista sobre o rio se transforma num espelho, no nascer ou pôr do sol. A saltar as Poldras de Chaves ou a caminhar calmamente pela Ponte Pedonal, chegue ao Jardim Público e deixe-se render pela tranquilidade que a natureza transmite.

 

Depois de chegar até aqui, está na altura de fazer uma pausa e saborear um estaladiço Pastel de Chaves, um produto de pastelaria em forma de meia-lua, composto por massa finamente folhada e recheado com um preparado à base de carne de vitela picada. Poderá encontrar em vários locais, sendo o mais icónico a Pastelaria da Dona Maria. Já no coração da cidade, vá ao Castelo e suba à Torre de Menagem, de onde terá uma das mais bonitas vistas panorâmicas sobre a cidade.

 

O Forte de São Francisco e a Igreja de Santa Maria Maior são outros dos pontos de visita obrigatória. Voltando às margens do Rio Tâmega, pode ainda visitar o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, desenhado pelo Arquiteto Siza Vieira.

 

Contudo, não termine a sua viagem aqui: em Chaves, localiza-se o Km 0 da mítica Nacional 2. Siga nesta estrada, que passa junto do Parque de Campismo de Chaves – Quinta do Rebentão e viaje até Vidago. Conhecido pelas suas Águas Termais, relaxe no Balneário Pedagógico de Vidago, que foi construído a partir do edifício da antiga estação de caminho de ferro e se for um adepto de Golfe, conheça o Campo situado no Vidago Palace e que atraí milhares de jogadores anualmente.